Resultado com sucesso

Mais da metade dos casais com mais de dois anos de infertilidade e em tratamento, geralmente atingem a gravidez com sucesso. Com os avanços na pesquisa sobre a infertilidade e as novas técnicas, a taxa de sucesso do tratamento da infertilidade está aumentado a todo momento.

Desde a década passada, os avanços nas técnicas e protocolos na medicina reprodutiva aumentaram a variedade e a disponibilidade dos procedimentos para aos casais que desejam engravidar. O tratamento recomendado a você dependerá de seu diagnóstico e a sua decisão de qual direção seu tratamento tomará.

O tratamento pode incluir: o momento mais propício para ter relações sexuais, terapia hormonal, inseminação intra-uterina (IIU) para eliminar os problemas com interações espermáticas/cervicais, fertilização in vitro com transferência de embrião (FIV-TE), transferência intra-falopiana de gameta (GIFT), ou injeção intra-citoplasmática de espermatozóide (ICSI).

Durante a sua avaliação, vários procedimentos determinarão as condições masculina, uterina/ovariana e tubária, fornecendo as informações necessárias para o seu médico recomendar as opções de tratamento. Freqüentemente seu médico decidirá primeiramente por um plano de tratamento menos invasivo, tal como relações sexuais com hora marcada ou IIU. Contudo, se o tratamento não resulta em gravidez após diversos ciclos, seu médico provavelmente recomendará outro tratamento, tal como FIV ou ICSI.

A taxa de sucesso das clínicas brasileiras variam muito, assim é importante encontrar informações de cada clínica. É importante também observar os diferentes índices de sucesso utilizado, tais como: taxa de gravidez bioquímica (a elevação dos níveis de hCG) e taxa de gravidez clínica (gravidez documentada por ultra-som), mas o melhor indicador de sucesso de uma clínica é a sua taxa de nascidos vivos.

Recentemente a Sociedade Brasileira de Reprodução Humana referiu na Revista Veja os seguintes índices de sucesso por uma tentativa:

Relações sexuais programadas: 14 a 18%.

Inseminação intra-uterina: 12 a 18%.

Fertilização in vitro: 25 a 40%

Injeção intracitoplasmática de espermatozóide: 25 a 40%

Ovo-doação: 40 a 60%.

Qualquer que seja o plano de tratamento principal, a decisão definitiva é sua, de seu marido e seu médico. Informe-se mais sobre os tratamentos e procedimentos. Lembre-se que quanto maior o número de tentativas, maior será a sua chance de gravidez.

Após a nóticia do sucesso do procedimento é necessário seguir rigorosamente as orientações do médico, pois o sucesso da gravidez, não indica que não possam haver outras intercorrências durante a gravidez; assim, o espírito positivo e a cumplicidade do casal em todas as ações devem permanecer até o bebê nascer.

Resultado sem sucesso

Apesar dos avanços tecnológicos terem permitido o nascimento de muitas crianças através das técnicas de reprodução assistida, tais técnicas nem sempre resultam em gravidez. Tudo deve ser bem planejado e deve haver sucesso em cada etapa. Falhas podem ocorrer em qualquer etapa durante o tratamento.

Se algo der errado, poderá ser um golpe doloroso. Muitas pessoas escolhem as técnicas de reprodução assistida por acreditarem que seus ciclos terão sucesso. É muito doloroso quando isso não ocorre. Se o insucesso ocorrer , você pode marcar uma consulta com psicólogo para discutir o impacto emocional em você e seu marido.

Você também poderá conversar com seu médico sobre o porquê da falha do ciclo, se outra tentativa poderá ter mais sucesso, se um diferente protocolo seria apropriado e muitas outras opções que podem ser válidas para você. Lembre-se, quanto mais tentativas, maior é a chance de gravidez, e outro fator importante é o conhecimento adquirido pelo médico sobre o seu quadro de infertilidade.