• INFLUÊNCIA DA INFERTILIDADE NO RELACIONAMENTO

    INFLUÊNCIA DA INFERTILIDADE NO RELACIONAMENTO

    A infertilidade pode causar um impacto no seu relacionamento. Afeta a ambos física, psicológica, social e economicamente. Os casais freqüentemente relatam grandes emoções, incluindo:

    • Raiva, pelo fato e da infertilidade estar tomando conta de suas vidas
    • Raiva, pela injustiça dos tratamentos de infertilidade. Na maioria dos casos, as mulheres carregam a maior parte da culpa.
    • Frustração, porque os tratamentos não garantem um bebê, após gastar-se muito tempo e energia emocional
    • Desejo de lutar de novo e controlar o processo
    • Uma maior sensibilidade e vulnerabilidade
    • Sentimento de que a relação sexual é fatigante.
    • Frustração pela incapacidade de fazer planos a curto e a longo prazo
    • Auto-punição –Talvez eu não mereça uma criança–
    • Culpa –Se eu tivesse feito isto ou aquilo, então teríamos tido um bebê.

     

    A infertilidade pode trazer muitas mudanças no relacionamento do casal. Ela pode uni-los mais, pois o entendimento leva a uma maior cumplicidade e intimidade. Pode também causar o surgimento de culpa e ressentimento, principalmente se não há nenhuma solução à vista. O casal pode ter muitos sentimentos em comum, tais como sentimento de descontrole sobre suas vidas e emoções.

    Perda de controle

    Você e seu marido provavelmente planejaram começar uma família no momento mais favorável. Você pode ter utilizado métodos anticoncepcionais durante anos até as suas carreiras terem se estabelecido antes de tentar a concepção. Um diagnóstico de infertilidade pode causar um sentimento de perda do controle sobre a sua vida.

    Expressando sentimentos – as diferenças

    Você e seu marido também são afetados pela infertilidade de diferentes maneiras.

    Como mulher, você pode se sentir responsável pela infertilidade. Assim, você pode experimentar sentimentos negativos, tais como dor, raiva e medo, que pode levar a ansiedade e depressão. Estes sentimentos são muito comuns, e freqüentemente o atrito resultante pode causar problemas em seu relacionamento.

    Os homens, contudo, pouco expressam seus sentimentos, já que eles foram ensinados a reprimir as suas emoções. Eles são treinados para levar carga, tomar decisões, e pensar sem ser emocional. Eles tendem a focalizar suas energias sobre seu trabalho, área onde eles sentem que têm mais controle. Alguns homens também confessam que se sentem perturbados pelas emoções de suas esposas, tornando difícil para eles oferecer apoio.

    Você pode sentir que ninguém entende o que você está passando, e isto pode isolá-la de fontes potenciais de suporte, tais como amigos e outros membros da família.

    Um relacionamento mais forte

    A infertilidade pode ser um teste para seu relacionamento, porém com o suporte emocional mútuo e trabalhando juntos, há uma redução do estresse e do distanciamento. A infertilidade pode também fortalecer o seu relacionamento já que você aprende a se reafirmar, encorajar e compreender que um realmente depende do outro.

    Deixe um comentário →

Deixe um comentário

Cancelar