• CONTROLE DO ESTRESS

    CONTROLE DO ESTRESS

    O tratamento da fertilidade pode trazer um certo grau de tensão emocional. O processo é fisica e emocionalmente exigente e não dá garantia de um resultado bem sucedido – enfim, pode aumentar o seu nível de estresse. Embora a maioria dos casais enfrente bem os estresses do procedimento de FIV, todos os casais que passam pelo procedimento sentem-se pressionados de alguma maneira.

    Não há como evitar o estresse do tratamento da fertilidade, porém existem maneiras de lidar ou reduzir o estresse e readquirir um senso de controle sobre a sua vida. Tente estas estratégias para ajudar a lidar com o tratamento de fertilidade:

    Converse sobre o problema de infertilidade com o seu marido como você faria com qualquer novo projeto. Seu médico pode ajudá-los a planejar uma estratégia e um horário.

    Colete informação na Internet. Existem muitos sites da Web, como este, úteis dirigidos ao assunto da infertilidade.

    Tente manter as linhas de comunicação abertas com seu marido. Pode não ser fácil, mas vocês precisam se apoiar e a comunicação é vital.

    Não tenha receio de conversar com outras pessoas que passaram por tratamento de fertilidade. Suas experiências ajudarão a descobrir que não está só. Mantenha em mente, contudo, que cada um é único e sua situação não é exatamente a mesma que a de outras pessoas.

    Não detenha-se nos altos e baixos do tratamento. É perfeitamente normal sentir-se frustrada e irritada quando as coisas não estão indo como você havia planejado.

    Permita-se ficar chateada. Lembre-se que está tudo bem com você, embora esteja com problemas em conceber um bebê.

    Considere a possibilidade de desistir do tratamento se este tornar-se muito estressante.

    Tenha relação sexual nos momentos –não-férteis– do ciclo para descontrair. Tente trazer de volta a sua intimidade original.

    Tente redirecionar seu foco para algo positivo, tais como um hobby favorito ou uma nova atividade.

    Procure apoio emocional de uma pessoa amiga ou grupo de apoio.

     

    MANEIRAS DE ENFRENTAR O ESTRESSE

    A infertilidade é uma experiência que varia de intensidade, de modo que, em diferentes momentos, você pode ter diferentes necessidades e experimentar diferentes emoções. Você deve encontrar suas próprias maneiras de enfrentar a situação. Aqui você encontrará um conjunto de idéias de como você e seu marido podem agir durante este momento difícil.

    Entenda que a infertilidade é um momento difícil

    A infertilidade pode ser uma das situações mais difíceis que você poderá se deparar. Pode levar ao questionamento das expectativas mais fundamentais que você tinha para si, seu corpo e seu relacionamento. É normal ter uma sensação de perda, sentir-se estressada, deprimida ou esmagada.

    Eduque-se

    Leia sobre o assunto o tanto quanto puder e não hesite em tirar suas dúvidas. Isto é importante para enfrentar a infertilidade já que a tecnologia é complexa e muda muito rapidamente. Conversar com seu médico e entender as suas opções permite que você faça as escolhas conscientemente.

    Não se culpe

    Pensamentos negativos apenas fazem as coisas parecerem piores. Quando você começar a sentir que você –deveria ter– ou –poderia ter–, tente lembrar que a infertilidade não é culpa sua. Concentre-se no presente e no futuro e de como você e seu marido estão administrando a atual situação.

    Mantenha a sua parceria emocional

    Os casais sentem-se como adversários durante este tempo. Faça o melhor para não culpar ninguém, e tente apoiar um ao outro. Isto não significa que vocês precisem se sentir exatamente da mesma maneira ao mesmo tempo (a maioria dos especialistas dizem que os casais estão freqüentemente fora de sintonia), porém isto significa sensibilizar-se com a situação de seu parceiro. Se você está cuidando do outro emocionalmente, vocês podem se unir para enfrentarem o problema.

    Recuse os convites de atividades envolvendo bebês

    Se certas reuniões ou celebrações (tais como batizados) são muito dolorosas, permita-se evitá-las. Seus amigos e família entenderão.

    Consiga apoio

    A sociedade freqüentemente falha em reconhecer o pesar causado pela infertilidade, o que leva aqueles que enfrentam o problema a esconder os seus sentimentos. Isto apenas aumenta os sentimentos de vergonha e isolamento. Encontrar outras pessoas que estão passando pela mesma coisa pode ajudá-la a ver que você não está só e que seus sentimentos são razoáveis. Discutir abertamente as suas emoções pode aliviar a tensão e pode às vezes, contribuir para uma maior taxa de gravidez.

    Considere o aconselhamento

    Se você e seu marido se sentem tensos e isolados um do outro, você pode considerar a hipótese de um aconselhamento, que demonstrou ser muito valioso para muitos casais, e vocês poderão compartilhar um novo nível de respeito mútuo e entendimento. A habilidade de conviver juntos pode abrir novas portas para o futuro e aprofundar o seu relacionamento de muitas maneiras.

    Mantenha sua perspectiva

    Quando alguém se submete ao tratamento de fertilidade, não há garantias. Tentar manter-se realista pode ajudá-la a fazer as escolhas mais adequadas enquanto você lida com o estresse emocional do tratamento de fertilidade.

    Procure outros interesses

    Embora você possa sentir que o tratamento da infertilidade seja uma tarefa em tempo integral, é importante participar de algumas atividades ou hobbies que lhe dão prazer. Se você achar que suas antigas atividades são dolorosas – talvez todos os seus amigos sejam pais agora – procure por novas diversões.

    Estabelecendo limites, impondo barreiras

    Só você e seu marido podem definir seus limites. Aqui estão algumas questões que você pode querer perguntar a si mesma, se você sentir que o tratamento é muito estressante, ou se você pode precisar de uma pausa do tratamento:

    Você sente que está apenas passando pelos procedimentos do tratamento?

    Você sente que não teria arrependimentos se parasse o tratamento hoje?

    Você e seu marido se afastaram por causa do problema de infertilidade?

    Você perdeu contato consigo mesma e seus objetivos?

    Você está confortável com as outras opções disponíveis?

    Freqüentemente, fazendo uma pausa do tratamento de fertilidade, pode haver um alívio da tensão. Alguns casais conseguiram engravidar assim. Discuta com seu médico, e considere se fazer uma pausa é adequado para você.

     

    ALIVIANDO O ESTRESSE

    Aqui estão algumas estratégias que podem ajudar você nesta fase de tentativas

     

    – Leia e aprenda tanto quanto possa sobre a infertilidade

    – Comunique os seus medos e emoções ao seu marido com regularidade

    – Apoie um ao outro, porém entenda que às vezes será difícil fazer isto.

    – Reconheça o fato de que períodos de depressão e ansiedade podem acontecer

    – Tente eliminar as atividades estressantes

    – Permita-se momentos de privacidade

    – Compartilhe os seus problemas com amigos ou outros membros da família que lhe dão apoio.

    – Vá às consultas médicas junto com seu marido, de modo que ambos entendam os testes e procedimentos

    – Escreva todas as suas questões antes de suas consultas e não esqueça de pedir ao seu médico para respondê-las.

    – Tome conta de si, procure outros interesses

    – Discuta os limites com o seu marido: Por quanto tempo você tentará?

     

     

    Deixe um comentário →

Deixe um comentário

Cancelar