• COMO OCORRE A FECUNDAÇÃO

    COMO OCORRE A FECUNDAÇÃO

    As mulheres nascem com os chamados folículos primordiais. São cerca de 400. Na puberdade, vários deles amadurecem e transformam-se em folículos secundários e depois em terciários. O próprio corpo se encarrega de encaminhá-los para a periferia do ovário. Durante a idade fértil, a cada ciclo menstrual, um destes folículos se torna maduro e libera um óvulo (período de ovulação), que fica instalado perto do ovário (ampola tubária).

    Já os homens, a cada ejaculação, expelem cerca de 300 milhões de espermatozoides. “Quando acontece a relação sexual, o colo do útero produz uma secreção como um muco, uma espécie de clara de ovo. Este muco funciona como um filtro”, explica o ginecologista e obstetra, Marco Túlio Vaintraub. “Apenas os espermatozoides que passam essa primeira barreira se alojam no colo uterino. Ali ganham energia e vão encontrar o óvulo na trompa. Lá, apenas um conseguirá fecunda-lo.” O espermatozoide então sofre uma reação química, perde a calda e a cabeça é injetada para dentro do núcleo deste óvulo.

    Uma vez fecundada, esta nova célula se transforma em ovo e em seis dias, chegará ao útero, instalando-se no endométrio, a camada interna do útero. “Em termos médicos, a gravidez começa depois que todo endométrio recobre o embrião”, afirma o ginecologista e obstetra, Marco Túlio Vaintraub.

    Deixe um comentário →

Deixe um comentário

Cancelar